Saturday, November 24, 2007

O desporto e o mundo


Vi hoje (sábado 24 de Novembro) uma reportagem na Sporttv 2, sobre uma escolinha de rugby. Ao príncipio achei que era mais uma daquelas reportagens só por o rugby estar na moda, mas enganei-me. Foi uma reportagem que me deixou pregado a tv e que a certa altura me fez chegar lágrimas aos olhos, emocionou -me bastante aquela "lição" de vida.

Todo começa com o aparecimento da Escola de Rugby da Galiza, que foi criada a partir do ATL da Galiza que fica situado num dos bairros mais carenciados de Lisboa. A ideia de criar uma escolinha de rugby a partir de um bairro social, logo a partida é uam opção que demonstra uma coragem e espirito magnifico, ja que como todos sabemos o rugby é um dos desportos mais elitistas que existem, até a bem pouco tempo só os meninos de Cascais e outro parecidos é que tinham hipotese de praticar rugby. Pois bem isso mudou com o aparecimento da escolinha da Galiza.

Marcou-me muito ver a alegria de todas aquelas crianças a vestir pela primeira vez um equipamento, a calçar umas chuteiras, a viajar pela primeira vez... A justificação que a directora do Atl sobre o porque da escolha do rugby tambem me deixou a pensar um pouco..." No futebol todos acham que podem ser Cristianos Ronaldos e Quaresma, no Rugby é diferente porque eles sabem que só funcionando em equipa é que podem ganhar algo"...."O rugby ensina-lhes a jogar nos limites, mas ensina-lhes também que tem limites e que não podem ser ultrapassados"

É com este interligação entre o rugby e a "vida real" que esta escolinha tenta formar homens, utilizando o desporto neste caso o rugby como forma de educar e ajudar, sem pedir um unico tostão aos país destas crianças...

Foi uma das reportagens que mais gostei até hoje... Ver negros, brancos, ciganos, gordos , magros....todos unidos por um unico objectivo, todos eles com espirito de guerreiros, todos eles a sentirem aquela equipa, aquele projecto, aquela lição de vida...

Ha e quase que me esquecia... Os miudos ja derrobaram todos os gigantes do rugby nacional(Cascais, Belenenses, etc) e porque? Porque tem muito pouco e tudo o que lhes for "dado" eles agarram com uma vontade incrivel,dando o seu melhor para aprender e "vencer".

Se houvessem mais projectos destes noutros bairros será que os "miudos problemáticos" como todos gostam de classificar, será que não iam agarrar essas oportunidades?

No comments: