Wednesday, July 04, 2007

Aranha Negra





Lev Ivanovich Yashin, conhecido tambem pela Aranha Negra.

Segundo a lendaYashin defendeu 150 pênaltis na sua carreira. Ele aposentou-se com 42 anos, em 1971, passando a treinar equipas juvenis e trabalhar como professor de educação física, além de ter sido técnico do Dínamo e da seleção. Em 1986 perdeu uma perna por causa de uma lesão no joelho. Morreu quatro anos depois por causa de um cancro no estômago.

Lev Yashin será sempre lembrado por especialistas na posição como o jogador que mais revolucionou a forma com que os G.R jogam. No decorrer dos anos muitos G.R. tentaram copiar o seu estilo mas nenhum deles igualou os feitos do Aranha Negra. Foram 270 jogos sem levar golos e 150 pênaltis defendidos.

A frieza de Yashin na baliza manteve-se intacta durante toda sua carreira. Graças a um ritual pouco comum em que ele se submetia antes de jogos importantes. Nessas ocasiões, o G.R. fumava sempre um cigarro e tomava uma bebida forte.
Depois de um empate em 4 a 4 da seleção soviética com o Chile na Copa de 62, em que Yashin totalmente fora de forma deixou de realizar várias defesas consideras simples, o jornal francês L'Equipe opinou dizendo que a carreira do soviético estava com os dias contados. Mas o Aranha Negra calou os críticos e defendeu a União Soviética novamente na Copa de 66 e sendo escolhido o atleta russo do século nove anos depois de sua morte.

A importância do futebol para o Aranha Negra ficou evidenciada em uma referência que fez a uma das maiores conquistas da história da humanidade, Yashin disse: "A alegria de ver Yuri Gagarin no espaço só é superada pela alegria de uma boa defesa de um pênaltis".






No comments: